Índice »

Jornal da Manhã

2000-05-09 página 6 - EDUCAÇÃO

Escola implanta método Soroban

A pré-escola Mebae Youtien trouxe para Marília o método soroban de ensino com o objetivo de não permitir que a cultura oriental seja esquecida pelas novas gerações de japoneses que residem na cidade. Para isso, Regina Nishiyama Mizuno, uma das sócias da escola, trouxe, no último dinal de semana, o professor Rubens Noboru Koreeda, que ensina esse método a várias escolas de São Paulo. "Apesar de ser um método japonês e de ser ensinado numa escola japonesa, não se trata de uma exclusividade para os filhos de japoneses na cidade. Qualquer pessoa pode aprender o método", informou Mizuno.

Segundo ela, a grande vantagem do soroban é fazer com que as pessoas o pratiquem e desenvolvam a concentração, a atenção, a memorização, percepção e a coordenação motora. "Com certeze, a grande vantagem está nessa rapidez de raciocínio que faz com que as pessoas idosas que praticam o soroban sejam mais lúcidas e tenham menos problemas na velhice", apontou.

A apresentação do professor e de alguns de seus alunos vindos da capital aconteceu na sexta-feira e o que chama a atenção é que crianças a partir dos quatro anos já estão aprendendo este método, ao mesmo tempo que o professor Koreeda também tem turmas de terceira idade que se utilizam do soroban para evitar problemas decorrentes da idade. "Trata-se de uma ginástica mental que conta com grande interesse dos não descendentes de japoneses, que estão até mais interessados nesse método do que os nikkeys, que são os descendentes", afirmou.

O início do uso do soroban por pessoas cegas ou com baixa visão vai melhorar o trabalho matemático que consiste numa grade onde são colocados cubos com os números em braile. "Esse método pode ser utilizado também por deficientes visuais e auditivos", acrescentou a sócia Regina.

 


[Índice] Histórico | Funcionamento | Graduação | Adaptado | P & R | Eventos | Bibliografia | Páginas (Info arroba Soroban.org)

 

Copyright © 1999-2010 Soroban.org
Permissão é necessária para reprodução dos conteúdos deste sítio.