Índice » INTRODUÇÃO

Introdução

Apanhado geral acerca do soroban

Que é soroban?

Soroban é o nome dado ao ábaco japonês, que consiste em um instrumento de cálculo levado da china há cerca de quatro séculos. A escrita em kanji (ideogramas) é idêtica à chinesa, sendo inclusive a pronúncia uma aproximação à original chinesa. 'Ábaco' é o nome genérico atribuído aos contadores em geral.

Há outros tipos de ábaco?

Sim. Além dos modelos japoneses antigo e moderno, existem o chinês (suan pan), o romano (abacus), o grego (abax), o azteca (nepohualtzitzin), o russo etc. Veja nossa página sobre outros tipos de ábaco.

Que contas podem ser feitas?

O soroban começou como um simples instrumento onde eram registrados valores e realizadas operações de soma e subtração. Posteriormente foram desenvolvidas técnicas de multiplicação e divisão. Atualmente já são conhecidas técnicas para extração de raízes (quadrada e cúbica), trabalho com horas, minutos e segundos, conversão de pesos e medidas. No soroban podemos operar com números inteiros, decimais e negativos.

Quais os objetivos do uso do soroban?

Realizar contas com rapidez e perfeição, buscando alcançar o resultado sem desperdícios.

E os do praticante?

Desenvolver concentração, atenção, memorização, percepção, coordenação motora e cálculo mental, principalmente porque o praticante é o responsável pelos cálculos, não o instrumento. A prática do soroban possibilita realizar cálculos em meio concreto, aumenta a compreensão dos procedimentos envolvidos e exercita a mente.

 


[Índice] Histórico | Funcionamento | Graduação | Adaptado | P & R | Eventos | Bibliografia | Páginas (Info arroba Soroban.org)

 

Copyright © 1999-2010 Soroban.org
Permissão é necessária para reprodução dos conteúdos deste sítio.