Índice » PERGUNTAS e RESPOSTAS

Perguntas e Respostas

As questões mais freqüentes a respeito do soroban

Informações

Sobre as aulas

Informações

Como adquiro um soroban?

Você pode comprar um usado, normalmente em bom estado, de alguém que não pratique mais. Como os custos de compra e importação costumam ser elevados, esta pode ser uma boa alternativa. Pergunte a seu professor ou entre em contato conosco. Visite também as páginas de fabricantes. Não deixe de ler nossa página de conselhos para escolher um bom soroban.

Qual a diferença entre soroban e kumon?

O Método Kumon consiste em um método utilizado para estudo e prática de Matemática, começando com operações de adição e subtração, passando por conteúdos de Álgebra e Geometria, avançando até cálculo integral e diferencial. Baseia-se na resolução de fichas de estudo. Tais fichas devem ser terminadas em um determinado tempo e o praticante deve obter 100% de acerto, devendo refazê-las caso uma dessas condições (ou ambas) não seja satisfeita. O praticante somente passa ao estágio seguinte quando cumprir todo o programa do estágio anterior.
Para mais informações, visite o site do Kumon.

Qual a diferença entre soroban e o contador?

O contador é usado para registrar quantias, trabalhando em base dez. O soroban permite cálculos mais rápidos e precisos, tendo seu manuseio em base cinco (sistema quinário).

Sobre as aulas

Onde posso aprender?

Consulte nossa relação de escolas e professores particulares

Quem pode aprender?

Qualquer pessoa pode aprender shuzan, a arte de calcular com o soroban. Crianças que já saibam escrever números podem iniciar seus estudos sem problemas. Jovens, adultos e idosos também não têm restrições quanto a iniciar ou mesmo retomar seus estudos. Quanto mais cedo iniciar o aprendizado do soroban melhor, mas isto não quer dizer que haja quaisquer problemas em adultos aprenderem.
Pessoas que sejam cegas ou que tenham baixa visão (visão sub-normal) podem usar o soroban adaptado, que consiste na mesma estrutura do soroban convencional, mas adicionado de uma base que restringe a livre movimentação das contas, impedindo que os números sejam desmanchados sem querer e facilitando a leitura com os dedos.
No Japão, casas de repouso utilizam o soroban para exercitar a mente de idosos. De fato, idosos devem ser incentivados a praticar regularmente para evitar o "cérebro sedentário" e retardar envelhecimento. A Casa de Cultura Japonesa mantida pelas lojas Ginza mantém um curso para terceira idade que visa justamente incentivar a prática do soroban por parte de pessoas idosas.

Leia mais sobre aulas para terceira idade e hospital-dia na matéria de 31/VII/98 do jornal São Paulo Shimbun (em japonês).
Aulas de soroban também foram ministradas experimentalmente no Hospital-Dia da Lapa, de março a julho de 98, servindo como atividade extra aos pacientes.

Quanto tempo para terminar o curso?

O aprendizado do soroban não tem duração fixa. Conforme avançamos no estudo e na prática de shuzan, aprendemos a lidar com novos tipos de cálculos e tarefas. Portanto, a graduação não implica que o praticante cessará os estudos ou a prática.

Quais os custos?

Como só é necessário repor lápis e papel, além dos exercícios, uma vez adquirido o soroban os gastos são mínimos.

 


[Índice] Histórico | Funcionamento | Graduação | Adaptado | P & R | Eventos | Bibliografia | Páginas (Info arroba Soroban.org)

 

Copyright © 1999-2010 Soroban.org
Permissão é necessária para reprodução dos conteúdos deste sítio.